Blog / Notícias

Implantação de radar reduz pela metade número de acidentes na serra da Imigrantes

Concessionária estuda instalação de um novo radar no trecho de serra

Quatro meses após a instalação do radar que flagra caminhões e ônibus na faixa da esquerda, a Ecovias – concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes – registrou queda de 50 % no número de acidentes em geral e uma diminuição de 90% nos acidentes envolvendo caminhões, entre o km 50 e o Km 48.  De março a junho desse ano, foram 12 acidentes nesse trecho, somente um deles envolvendo caminhão. No mesmo período do ano passado, a Ecovias contabilizou 24 acidentes, nove deles com caminhões.

O radar está instalado na altura do km 48 da pista norte da rodovia dos Imigrantes, sentido São Paulo. Os estudos em busca de pontos críticos têm sido feitos por meio do Programa de Redução de Acidentes da Ecovias (PRA), que trabalha com a finalidade de analisar as causas e determinar medidas para reduzir o número de acidentes nas rodovias.

Em função dos resultados obtidos com a instalação do radar, a concessionária implantará um novo radar no km 52 da pista norte da Imigrantes. O equipamento opera por meio de laços magnéticos, que detectam comprimento e massa do veículo. O objetivo é fiscalizar e inibir o tráfego de caminhões e ônibus pela faixa da esquerda, considerado uma infração pelo Código de Trânsito Brasileiro.

As autuações serão feitas a caminhões, ônibus e outros veículos comerciais pesados flagrados trafegando pela faixa da esquerda. Vale ressaltar que esse tipo de conduta oferece riscos para a segurança dos motoristas e prejudica a fluidez do tráfego no local.

Essa ação, bem o como o Programa de Redução de Acidentes da concessionária, foram incorporadas à campanha “Por uma Estrada Sem Acidentes”, lançada em junho pela EcoRodovias, holding que controla a Ecovias. O projeto do grupo EcoRodovias visa a sensibilizar e orientar os motoristas para que adotem atitudes seguras nas estradas e contribuam para a redução de acidentes.

O projeto prevê ações práticas das concessionárias e deve se estender até 2020, alinhado com a proposta da Década Mundial de Ações de Segurança no Trânsito  da ONU, que visa reduzir em 50% o número de mortes no trânsito em todo o mundo. A campanha está nos veículos de comunicação, nas redes sociais e pode ser conhecida em detalhes no site www.ecorodovias.com.br/semacidentes.

Categoria: EcoRodovias, Release. Compartilhe: permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>